Não penso, não existo, só assisto.


A democracia veio na esperança de haver direitos, igualdade, liberdade de expressão... Mas mesmo que contraditório, a verdade é que a democracia é a pior das ditaduras possíveis, pois com esta, hoje temos a possibilidade de pensar, mas não conseguimos, porque nossa mente é controlada pela publicidade. Após tantas lutas, o resultado não é convincente, nos tornamos seres cada vez mais alienados e não precisamos nem pensar, pois antes de formar uma ideia, já temos esta pronta, ao ler um jornal ou assistir televisão. A mídia é tão massificada, que todos passam a ter um mesmo pensamento e quem se opões a eles, é evitado a fim de ser eliminado. A alienação anula o auto conhecimento, onde não conseguimos nos perceber nem dar informações sobre nós mesmos. Quanto maior nossa ignorância, menor nossa capacidade de falar, opinar e divergir do pensamento massificado, facilitando assim a impercepção dessa falsa democracia.

                                                                                                       Clara

Egoístas, vivos ou mortos...

Fala-se muito do egoísmo, que as pessoas são egoístas. Porém isso é de nossa natureza, não importa o que tenha de ser feito e quem está em nosso caminho, os nossos objetivos sempre estarão acima de qualquer coisa.
Algumas ações, por menores que sejam, nos mostram o ser que está oculto em nós, aquele ser egoísta que não importa com os outros e que quer apenas o seu próprio bem. 
É de se assustar aquela pessoa que não se considera egoísta, que diz amar o próximo e que sempre estará a disposição de quem precisar, a hora que for. Não importa o que dizem, o mundo é egoísta, todos são egoístas!





                                                                                                Pedro

existe?

Olá :)
Meu Brasil brasileiro haha, país marcado pelas enormes diferenças sociais, onde poucos tem muito e muitos tem pouco..essas diferenças se refletem principalmente entre as regiões, o centro-sul do país é o mais rico, com essa divisão de renda, a parcela da população que pode consumir, mesmo assim não expressivamente se concentra nessas áreas, com isso a industria cultural produz produtos para o consumo dessa parcela que pode comprar. E a massa? A massa não pode comprar, não pode gerar dinheiro para essa indústria, então os produtos não são direcionados a eles! Você tentaria vender algo para alguém que você sabe que não pode comprar? que não tem dinheiro?  O raciocínio é esse, focar em quem possui renda para consumir e gerar lucro! Por isso que nao existe cultura de massa ou meios de comunicação de massa..pois seria necessário o consumo em massa! Mas, as diferenças sociais não permitem, então.. não!não existe indústria cultural no Brasil.

 Então, é isso, beijos só pra quem tem renda! ahaha, brincadeira.

                                                             Lívia

A contradição de Marx

Karl Marx foi aquele que criou as teorias socialistas, o criador do socialismo. Porém, ele próprio contradizia o que pregava, já que era judeu e burguês, e é assim que se baseiam as maiores críticas às suas teorias. Como um burguês pode fazer o bem para os trabalhadores? Por que ele faria isso?
Alguns dizem que ele era burguês, mas com alma proletária, que pensava como um trabalhador e que por isso, criou suas teorias socialistas.

Industria Cultural

     O que passa pela sua cabeça quando você pensa em cultura? Um conjunto de crenças e costumes de um povo? Não, a cultura não se baseia apenas nisso.

     A cultura, além de ser um conjunto de conhecimentos adquiridos pelo homem de acordo com a sociedade, é também uma forma de acumulação capilatista, onde forma-se a Industria Cultural.
     A Industria Cultural vulgariza as artes e os conhecimentos, definindo a cultura como lazer e entretenimento, ou seja, tudo o que pode gerar prazer. Tem o objetivo de massificar e eliminar o diferente, com isso, absorve tudo o que lhe é contrário e transforma em algo comercializado, que lhe favoreça.
     Essa grande industria evolui a partir da midia, tanto através da televisão como do rádio, os quais servem para fazer as pessoas absorverem ideias inconscientemente, criando a ilusão de que todos tem o direito de escolher o que deseja.


               E agora, tem certeza que é livre? Lembre-se  que ideia é poder, nada é maior que ela.

                                                                                                                            Raianne

Escravizado

Olá massas de manobra!
A Alienação é o processo de anulação do auto-conhecimento, onde a pessoa não se conhece mais.. perde a sua própria essência, desconhece seus gostos e o saber de si mesmo. - Qual tipo de música você mais gosta?
Ah, não sei..todos heh (pagode/restart/havy metal/pop/rock/funk/gospel) Como assim?? Cadê sua opinião? Quanto maior a ignorância, maior a revelação de incapacidade! Quanto menos opta, mais dominado! Mais alienado..

Os meios de comunicação, manipulam, eles buscam trazer prazer para a massa, que só busca diversão, por isso os conteúdos sempre vão ser um lixo, pra pesssoas com baixo nível de intelectualidade. Para os intelectuais, essa ideia de prazer não tinha que estar associada com a mídia, esta deveria promover a intelectualidade e acabar com o prazer, assim a massa seria forçada a se intelectualizar, mas enquanto as pessoas se manterem no ócio, a midia sempre vai render com a alienação.


"Um ser alienado se auto-destrói sem dó ou misericórdia"  ConeCrewDiretoria, ESCRAVIZADO  




                                                                                                                  Lívia    

                                                                                                               

A falsa liberdade

A busca pela liberdade é constante, sempre queremos alcançá-la, mas nunca conseguiremos, simplesmente porque esta não existe. Os jovens são protagonistas dessa busca sem fim e tiram do prazer uma falsa sensação de liberdade. Quando completam 18 anos então, a maioria já se acha livre, principalmente por poder ingerir bebidas alcoólicas e fumar cigarros legalmente. Porém, esses jovens, dificilmente percebem que em vez de livres, estão presos, no vício da droga. Na verdade, é tudo condicionamento. No exemplo das drogas, somos condicionados a gastar todo o nosso dinheiro com estas, a fim de sustentar o vício. É o jovem que massifica, que impõe maus valores, apresentando prazeres aos outros, que recebem isso como liberdade. Haveria liberdade se tivéssemos o poder de escolher tudo e viver sem precisar de ninguém, mas não importa o que, sempre vamos depender de algo, já que somos seres limitados e determinados.  Liberdade (a falsa) virou sinônimo de consumismo  e pensamento individual, onde através desses últimos, fortalecemos cada vez mais o consumismo e consequentemente o capitalismo.

                                                                                                                  Clara

A tecnologia em nossas vidas

Com a evolução das informações e da tecnologia, nossa vida mudou da água para o vinho. E isso reflete em qualquer ação boba do nosso dia-a-dia. Hoje, ligar para o celular ou para o telefone de alguém é comum, mas é difícil pararmos para pensar em como as pessoas se comunicavam antigamente, antes do telefone e muito mais do celular.
E não é só nas comunicações que vemos tal evolução, mas na computação e na própria internet. Hoje, o computador é essencial em nossas vidas, e se pararmos para pensar que há 30 anos atrás ele não existia, perguntamos como que essas pessoas conseguiam viver.

Os esteriótipos da sociedade

Todos nós sonhamos e acreditamos naquilo que é perfeito, idealizamos tudo em nossas vidas. Seja o amor, a carreira ou a família. Porém, nada é perfeito, tudo um dia vai acabar e aquilo que era um sonho, se tornará um pesadelo.
Platão já dizia que a única coisa que é perfeita, é a ideia. E como nós, seres humanos, somos matéria, deixamos de ser perfeitos, como tudo em nossa volta.
A sociedade nos fez acreditar e sonhar com o que é impossível e mesmo sabendo da inexistência disso do qual nós procuramos, continuamos a achar que irá acontecer, de um dia para o outro, tudo o que nós desejamos para o nosso futuro.

                                                                                                                      Pedro

Filosofia Obscura, a Idade Medieval

A idade média é consideradas para muitos a idade das trevas, e ja foi retratada em vários filmes, como o Corcunda de Notre Dame, Cruzada.. e embora não seja aparente nesses filmes, a Igreja era quem dominava e o clero
ditava as leis, definindo como seria o comportamento dos homens, que eram analfabetos e fáceis de manipular pela falta de conhecimento. Essas condutas ditadas pelos religiosos se baseavam no amor ao próximo, que influenciou o individualismo. Na foto, o chefe do clero esta sentado e se coloca acima de todos os outros.. O pensamento não religioso era proibido e condenado, fazendo desta época assim, pouco produtiva para a Filosofia.

                                                                                                     Lívia